Com as férias de fim de ano batendo na porta, saber como lidar com seu gatinho nesse período é extremamente importante.
O primeiro pensamento de todos quando falamos em gatos é de que eles são independentes e não precisam de tantos cuidados. Isso é um engano tremendo: apesar deles serem realmente mais independentes que os cachorros, por exemplo, eles também precisam de todos os cuidados.
Mas o que fazer com os gatos quando viajarmos? Levar na viagem, deixar sozinho em casa ou mandá-los para um hotelzinho de animais? A decisão é complicada, mas uma coisa é fato e pode ajudar na decisão: os gatos odeiam e sofrem muito se saem de casa ou na presença de pessoas e animais desconhecidos.
Isso é facilmente percebido no dia a dia, quando os bichanos adoram ficar dentro de casa, em seus lugares preferidos tirando uma soneca. Então quer dizer que a melhor opção é deixá-los sozinhos? Não é bem assim, afinal, eles precisam de todos os cuidados.
A melhor opção é deixá-lo em casa, porém, com alguém responsável para cuidar dele durante o tempo em que você estiver fora. Deixar comida, água e seus brinquedinhos para que ele se vire sozinho não é uma opção, é preciso que alguém faça isso por você e ainda tire umas horas para fazer um carinho nele. Em todo caso, hoje existem pessoas que fazem esse tipo de trabalho e podem ajudar enquanto você curte as férias.
Se seu gato for mais sociável e não se importar com pessoas estranhas e outros animais, você pode optar pelos hotéis. Porém, pesquise antes de colocá-lo no primeiro que achar, pois muitos acabam não cumprindo o que prometem e seu animal pode ficar desprotegido.
No entanto, se você não confia em nenhuma das duas opções anteriores e quer levar seu gato junto para sua viagem, procure saber das regras das empresas de transporte antes de se planejar e se for de carro, deixe-o mais confortável possível. Porém, é importante dizer que eles podem sentir medo e desconforto por estar em um lugar desconhecido.