• Home
  • Dicas
  • Dicas e cuidados para dar banho em gatos

Dicas e cuidados para dar banho em gatos

Pode ser uma tarefa difícil, mas dar banho em gatos não é impossível. É preciso saber o que fazer e como lidar com esse momento

Já tentou dar banho no seu bichano? Se a resposta foi sim, então certamente você sabe que não é uma tarefa muito simples, afinal, o gatinho pode dar um pouco de trabalho, espernear, arranhar, miar e até uivar em contato com a água.

Contudo, engana-se quem pensa que os felinos têm medo ou não gostam de água e de tomar banho. Seus ancestrais, que viviam na natureza, tinham e ainda têm costume de entrar na água por livre e espontânea vontade.

Mas, porque o banho é tão difícil?

Se você voltar ao último parágrafo, irá perceber que dissemos que os parentes distantes do animal tinham contato frequente com água, justamente porque eles queriam. É aí que entra a questão mais importante.

Os gatos acabam tendo uma reação um pouco agressiva em contato com a água porque não é algo que eles querem. Isso quer dizer que, se você obrigar o bichano a tomar banho e passar shampoos que retirem seu cheiro natural temporariamente, ele não irá gostar.

Isso acontece porque o animal sabe se manter limpo, pois sua língua contém uma espécie de escama – por isso são ásperas – para realizar a limpeza dos pelos do corpo.

Contudo, se o seu animal tiver contato com terra, lama ou qualquer área um pouco mais suja, é preciso pensar em uma forma de ajudá-lo, pois lamber todas aquelas substâncias não é nem um pouco benéfico para sua saúde.

Vamos ao banho?

Se esse for o caso do seu bichano, é preciso tomar alguns cuidados importantes para tornar o processo, digamos, menos doloroso para você.

Corte as unhas do animal

Uma das principais reclamações dos donos de gatos são as unhadas dolorosas na hora do banho. Por isso, para que as garras não sejam de fato um problema, cortar a unha do animal é a melhor solução.

Procure cortar pelo menos um dia antes, pois esse processo é estressante para o animal e ele ficará agitado no momento do banho. Se for uma situação emergencial, use luvas de borracha para se proteger.

Escove-o previamente

Escovar o animal durante o banho pode não ser a melhor de suas escolhas, pois certamente fará com que o tempo no chuveiro aumento um pouco, assim como o estresse do bichano.

Por isso, tente escová-lo antes do banho, para retirar a maioria dos pelos mortos e impurezas da pele. Para comemorar, dê um petisquinho para deixá-lo feliz.

Faça-o relaxar

Se você apenas colocá-lo debaixo da água, sinto muito, mas você terá sérios problemas. O animal certamente dará mais trabalho do que deveria.

A dica aqui é fazer com que ele se distraia, brinque e relaxe um pouco antes de entrar no banho. Pegue o brinquedinho de que ele mais gosta, faça alguns carinhos e deixe-o bem tranquilo para que a experiência não seja tão traumática para ele.

Comece devagar

Você jamais poderá colocar o animal dentro de uma banheira, bacia, balde, pia, qualquer coisa que acumule água, pois o animal terá uma reação não muito agradável e não confiará em você novamente para uma nova tentativa de banho.

Você deve, antes de mais nada, deixar a água em uma temperatura morna e começar pela patinha, depois perninhas e ir subindo lentamente. Tome muito cuidado com a cabeça, principalmente com o ouvido e a boca.

Seque bem

É bem provável que o animal esteja um pouco nervoso depois do banho e tente escapar assim que você soltá-lo. Mas, é preciso secá-lo. Por isso, enrole-o em uma toalha macia e esfregue os pelos.

Caso o seu gatinho seja muito peludo, talvez precise da ajuda de um secador. Se isso for necessário, deixe na velocidade mínima e na menor temperatura possível, para que o animal fique confortável.

Depois desse processo, seu gatinho irá precisar de uma leve escovação e estará livre para sair e se lamber por um bom tempo.

Como você percebeu, existem diversos passos e cuidados para que o banho do animal não seja um problema. Contudo, é importante ressaltar que os gatos não precisam de banho, justamente pelo motivo que falamos, já que a sua língua é capaz de fazer todo o processo.

Por isso, procure expor o animal a esse estresse somente em situações extremas. Caso preferir, o banho seco para gatos é uma ótima opção, pois a maioria deles nem percebe que está passando por esse processo.

A Casa do Produtor contém uma linha de produtos específicos para banho seco. Que tal conferir e escolher a melhor opção para o seu melhor amigo? Acesse nosso site e saiba mais.

Deixe uma resposta