• Home
  • Cães
  • Engraçados e carinhosos: conheça mais sobre os pugs

Engraçados e carinhosos: conheça mais sobre os pugs

Pequenininhos, de rosto enrugado, aparência engraçada e muito carinhosos, os pugs são incríveis companheiros.

Quem nunca abriu um sorriso só de olhar para os adoráveis pugs? Pois é, com suas rugas fofinhas e olhos grandes eles possuem um olhar dócil e conquistador. Eles são brincalhões e adoram um carinho, mas precisam de alguns cuidados especiais.

O cão é de pequeno porte, alcançando entre 25 e 28 cm de altura e entre 6 e 11 kg de peso. Podem ter uma coloração castanha, preta ou prateada e costumam acompanhar o ritmo de vida do dono, calmos ou mais agitados e brincalhões. Sua expectativa de vida gira em torno de 13 a 15 anos.

Os pugs são muito apegados, principalmente ao seu dono, acompanhando-o por toda casa, até nos momentos mais estranhos como no banheiro. Eles não são cães de guarda, portanto não latem, mas adoram uma boa brincadeira de correr pra lá e pra cá, sendo perfeito para crianças. É importante prestar atenção aos exercícios, pois digamos que o sedentarismo faz parte do seu ser e ele não aguenta muitas atividades.

Após essas brincadeiras cansativas, os pugs adoram tirar longos cochilos e, apesar de não latirem, possuem um ronco bastante engraçado. Eles possuem uma personalidade própria, por isso é importante educá-los desde cedo e embora sejam muito arteiros, possuem facilidade em aprender.

Para você que quer ter um pug como seu companheiro, alguns cuidados são fundamentais. Quando filhotes, eles dão bastante trabalho, roem móveis, sapatos, e tudo que encontram pela frente, porém na fase adulta eles são mais tranquilos e preferem os longos cochilos. Por terem bastante tendência a obesidade, vale a pena caminhar com eles sempre que possível.

Apesar de terem pelos curtos e não exigirem muitos cuidados quanto aos banhos e à escovação, eles soltam bastante pelo e, por isso, devem ser escovados sempre que possível. Os pugs odeiam altas temperaturas, portanto usar secador em altas intensidades pode prejudicá-los.

Muitos não sabem, mas o pug possui dificuldades respiratórias, muito por conta do seu focinho achatado. Por isso, estão suscetíveis à hipertermia, que nada mais é do que o superaquecimento da sua temperatura do corpo.

Ter um pug é ter um companheiro inseparável e risadas garantidas. Tome todos os cuidados necessários para garantir uma vida feliz e saudável para o seu cãozinho!

Deixe uma resposta