Por serem animais acostumados a sua rotina e seu espaço, uma possível mudança pode estressar e irritar o felino.
Se você parar para analisar seu gatinho, vai observer que ele tem uma rotina quase igual todos os dias, sem contar que sempre preferem determinados lugares na casa. Isso acontece porque os gatos são animais territoriais.
Isso quer dizer que eles se acostumam com aquilo que vivem diariamente e uma mudança pode ser traumática para eles. Portanto, é preciso saber o que fazer para que, em uma mudança, as coisas sejam mais fáceis para seu gato.
Novo ambiente
Antes de levá-lo para a casa nova, certifique-se de que está tudo no lugar, pois da mesma forma que ele estranhará o ambiente, qualquer barulho ou movimentação estranha poderá deixá-lo estressado.
Por isso, na nova casa, seu animalzinho necessitará de um lugar próprio dele, sem que ninguém o incomode. Deixe sua caixa de areia, água, comida em locais que ele possa ficar tranquilo.
Dê atenção
É comum durante a mudança que fiquemos sem tempo e cansados com a correria. Com isso, acabamos não dando a atenção necessária ao nosso bichinho.
Para o gatinho perceber que nada mudou, dedique um pouquinho de tempo para um carinho na barriga ou brincar com ele. Dessa forma, você o deixará mais calmo, acostumado com o novo ambiente e a mudança será menos traumática.
Segurança
Pense no seu animal durante a mudança e confirme se a casa nova é segura. Verifique se as tomadas estão tampadas, se as janelas estão com tela, varanda fechada ou qualquer outra situação que pode fazer com que ele fuja ou sofra algum acidente.
Por isso, é importante conferir tudo certinho antes de mudar seu gatinho de casa.
Explorar
Antes de levá-lo para o cantinho dedicado a ele, deixe-o solto, livre, para que possa explorar, observar e ir conhecendo o novo território. Não force nada, tudo no tempo dele e do jeitinho que ele quiser.
Esses são alguns conselhos de como deixar a mudança menos traumática para o seu gatinho. Siga as dicas e faça seu amiguinho feliz.