Meu cão pode comer fruta?

Muitos donos de pets optam por uma dieta caseira com frutas ao invés das rações. Veja se isso é saudável para o seu animal.

Uma das grandes razões para alimentar seu cão com uma dieta caseira é a desconfiança dos processos de produção do alimento para o cão, além de oferecer opções naturais e mais suplementares.

Ainda que isso não seja ruim, existem alguns alimentos que podem danificar o organismo do animal. Por isso, é importante prestar atenção neste ponto.

Quais frutas meu cão não deve comer?

Abacate

O abacate em pequenas quantidades não é um problema, mas se o consumo for de forma contínua ou em grandes fatias, pode ser fatal. Isso acontece porque esta fruta contém persina, que é um fungicida natural.

O persina pode causar intoxicação em gatos, cavalos e aves. Por isso, é melhor evitar a fruta e manter a saúde do seu bichinho.

Uvas

As uvas são tóxicas para cães e se forem consumidas em grande quantidade podem causar danos consideráveis aos rins, podendo levar à morte por falha renal.

Além disso, em pequenas quantidades pode causar diarréia e outros problemas no organismo do animal. Sendo assim, é sempre bom evitar.

Nozes

As nozes são péssimas para os cães, pois elas têm um alto teor de fósforo que pode causar cálculos na bexiga. Isso geralmente acontece com todos os tipos de frutos secos, causando vômitos, dores musculares e inchaço nas articulações.

E quais eles podem consumir?

Antes de começar, saiba que você deve retirar as sementes das frutas. Apesar da polpa não fazer mal, as sementes podem intoxicar seu animal.

Bananas

Os cães adoram banana e, em geral, ela faz bem aos animais, mas devem ser fornecidas ocasionalmente. Os níveis de potássio podem causar problemas intestinais. Por isso, regule a quantidade.

Maçãs

A maçã não causa nenhum problema no animal, mas segue a mesma premissa das bananas, apenas em pequenas quantidades. Se consumida em exagero, pode aumentar o açúcar no sangue.

Morangos

Morangos são uma grande fonte de fibras, vitaminas e minerais, mas eles podem ter alergênicos e causar reações adversas nos animais. Por isso, não exagere na quantidade e perceba qualquer reação do cão.

Melancia

A melancia é uma fruta que os cães adoram, principalmente por ser muito refrescante. Por ser composta praticamente por água, não há nenhuma restrição.

Esse tipo de dieta deve sempre ter o acompanhamento do veterinário do animal. Qualquer sintoma estranho ou reação alérgica, o médico deve ser consultado para solucionar o problema.

 

Deixe uma resposta