• Home
  • Gatos
  • O que fazer para meu gato parar de arranhar o sofá?

O que fazer para meu gato parar de arranhar o sofá?

As unhas dos gatos podem ser uma verdadeira dor de cabeça. Mas é possível contornar a situação. Entenda.

Móveis e sofás arranhados, marcas nas roupas, arranhões pelo corpo e tantas outras coisas fazem as unhas dos gatos serem uma verdadeira dor de cabeça. Apesar disso, é possível corrigir o animal com um pouco de treino e paciência.

As unhas são importantes

Antes de mais nada, você deve saber que as unhas dos gato são essenciais para eles. Qualquer tipo de “ataque” que ele possa fazer é totalmente involuntário.

As unhas ajudam com o equilíbrio e a mobilidade, também auxiliam o animal a marcar território e em sua defesa pessoal. Além disso, os gatos arranham os móveis com o intuito de afiar as suas garras.

Como solucionar os problemas caseiros?

A forma mais fácil de evitar qualquer tipo de problema de comportamento do animal é educá-lo desde filhotinho. Dessa forma, ele não arranhará lugares inadequados e direcionará seus esforços apenas nos lugares que você ensinar.

Assim, você pode optar por arranhadores e ensiná-lo a usar desde sempre. Recompense-o assim que fizer o uso, pois ele entenderá que a atitude foi correta.

Repelentes

Existem alguns repelentes que são utilizados para evitar que os pets se aproximem de lugares com os quais você não quer que tenham contato. Os gatos tendem a marcar as mesmas zonas regularmente, por isso, usar o repelente nesses lugares poderá evitar que ele estrague o seu sofá, por exemplo.

Corte de unhas

Também é possível cortar um pouco das unhas do gato com certa periodicidade. Porém é preciso tomar cuidado com o corte rente, pois os gatos têm uma veia dentro das unhas, o que pode causar problemas mais sérios ao animal.

Deve ser levado em consideração se o animal fica somente em casa ou se costuma sair para rua. Cortar as unhas de um animal que tem vida externa pode o prejudicá-lo em possível defesa ou em uma escalada, por exemplo.

Proteja o seu sofá

Essa ação não interfere diretamente no animal, mas pode ser extremamente útil para evitar que algum móvel seja danificado. Os felinos costumam arranhar muito os sofás, o que pode estragar o móvel. Por isso, você pode usar uma capa protetora que evita o contato direto das unhas com a peça.

Se você já tem gatinhos em casa, sabe que eles podem fazer verdadeiros estragos com a unha. Entretanto, é possível realizar algumas ações preventivas evitando que o animal estrague alguma coisa ou machuque alguém.

Deixe uma resposta