• Home
  • Gatos
  • Por que os gatos adoram lugares altos?

Por que os gatos adoram lugares altos?

Seja por entretenimento, segurança ou descanso, os gatos adoram ficar em lugares altos. Entenda

Você provavelmente já se deparou com a imagem do seu gato empoleirado em um lugar bem alto, certo? O fato é que os bichanos adoram viver nas alturas e isso pode ter diversas explicações.

Um dos motivos mais comuns é a calmaria que os bichanos encontram em regiões mais altas do que o normal. Por conta disso, é muito comum ver os gatinhos dormindo em cima de árvores, muros, geladeiras e até mesmo no guarda-roupas.

Eles adoram lugares altos

Como você já pode perceber, os bichanos são apaixonados pelos lugares mais altos. Afinal, quais benefícios isso pode proporcionar para eles? Por que eles gostam tanto? Entenda mais:

Uma espécie de entretenimento

Você já constatou que quando chega em casa, o seu gato te cheira da cabeça aos pés? E quando você leva algo nova para casa, acontece o mesmo? Pois é, os gatos domésticos são animais muito curiosos. Contudo, a estimulação olfativa dentro de casa pode ser muito limitada.

Dessa forma, os gatos encontram nas alturas um excelente meio de ver o que acontece ao seu redor. Por isso, é necessário sempre oferecer estruturas confortáveis para que eles possam descansar e, ao mesmo tempo, observar.

Um refúgio seguro

Os gatos são animais muito atentos e, em qualquer situação de perigo iminente, eles tendem a se proteger. Uma das formas mais seguras que eles encontram de fazer isso é subindo em lugares altos.

Suponha que você leve um novo gatinho para casa. Quando isso acontece, é natural que o seu primogênito sinta-se ameaçado. Dessa forma, ele poderá buscar lugares elevados para se refugiar e recuperar seu bem-estar.

Não é nada preocupante, mas é uma forma de o animal, nessas situações, demonstrar que está assustado, com medo ou raiva.

Para saber o que fazer para o seu gato se acostumar com outro filhote, clique aqui

É hora de dormir

Não é novidade para ninguém que os gatos passam a maior parte do dia descansando. Porém, nem sempre quando eles estão com os olhinhos fechados significa que estão dormindo. Na maioria das vezes, estão repousando.

Embora existam alguns lugares que eles prefiram para dormir, os lugares altos possuem um diferencial importante. Quando o animal quer se isolar do trânsito da casa e evitar ser incomodado, ele irá procurar um lugar mais alto para descansar muito melhor.

Auxilia a regular a temperatura

Se você mora em uma região mais fria do país e tem um gato em casa, sabe que eles não são muito adeptos das baixas temperaturas, certo? Por conta disso, os felinos costumam procurar lugares mais quentes da casa onde possam se aconchegar.

Na maioria dos casos, esses lugares ficam bem mais longes do chão. Dessa maneira, durante os dias mais frios, é comum ver os animais parados nos lugares mais altos da casa.

Além disso, recomenda-se que, nessa época, você deixe uma casinha quentinha para ele. Saiba mais sobre os cuidados com os gatos no frio clicando aqui

Melhora o estresse e a ansiedade

Os gatos domésticos costumam ser animais muito tranquilos, não é mesmo? Entretanto, eles acabam sendo muito sensíveis a qualquer tipo de mudança. Dessa forma, é muito fácil para eles sentirem ansiedade e estresse por diversos motivos.

Uma das maneiras que eles encontram para melhorar esse tipo de sentimento é se refugiando em certos espaços. Por isso, como já falamos, eles buscam nas alturas o isolamento necessário para obter calma, tranquilidade e um descanso perfeito!

Estimule esse comportamento!

É normal ficarmos bravos com os felinos quando eles acabam subindo onde não devem, não é mesmo? Porém, como você pôde perceber, esse comportamento é muito benéfico para eles.

Por conta disso, é preciso estimular o gatinho a subir em lugares altos, porém, naqueles permitidos. Comprar alguns arranhadores que permitam esse tipo de refúgio ao animal é uma excelente ideia!

Confira todas as opções da Casa do Produtor.

Entendeu como essa característica do animal faz parte de sua rotina e torna seu dia mais tranquilo? É preciso estimular, cuidar e entender que é uma forma do felino ter um tempinho só para ele!

Deixe uma resposta