Quais os melhores alimentos para um coelho?

Além da clássica cenoura, o coelho deve receber uma proporção adequada de ração e feno, que contêm nutrientes e favorecem o trato intestinal.

Hoje em dia, o coelho se tornou um animal ainda mais comum em casas de família, sendo tratado como um bichinho de estimação, assim como cães e gatos. Mas, você sabe o que é melhor para eles comerem?

Quais os melhores alimentos para o coelho?

No mercado, existem diversos alimentos feitos especialmente para esta espécie, com nutrientes necessários para o coelho. Entretanto, muita gente opta por alimentá-los com produtos naturais como forma de complemento.

Os alimentos primários de sua alimentação devem ser ração e feno. O feno favorece o trato intestinal e também ajuda os dentes a se adaptarem aos alimentos e fortalecê-los, além de manter uma boa higiene bucal.

Legumes

Os coelhos são animais herbívoros, o que torna extremamente proibida a alimentação à base animal como carne e peixe. Os vegetais podem ser dados em porções de 100 gramas por quilo de peso de seu coelho e ainda devem ser suplementados com pelo menos 150 gramas de feno e 30 de ração.

Todos sabemos que os coelhos adoram cenoura, porém é preciso ter cuidado, pois a parte da cenoura que eles podem comer, sem problemas, é apenas as folhas. A raiz, que é a cenoura que conhecemos, deve ser dada em menor grau.

Outros vegetais que podem ser dados em poucas quantidades são: beterraba, pepino, alcachofra, pimentão, aipo e feijão verde.

Frutas

As frutas podem ser uma outra boa opção para completar a dieta do seu animal. No entanto, elas não são todas aceitas como benéficas para sua saúde. Prefira frutas como: pêssego, cereja, kiwi, morango, tangerina, laranja, maçã, mamão, melão, melancia, abacaxi, pera e caqui.

Ração para coelhos

A ração é o alimento ideal. Porém, ela deve ser sempre especial para este tipo de animal. Deve ser de excelente qualidade, para que seu coelho esteja sempre saudável.

Jamais alimente um filhote de coelho com a mesma quantidade que um adulto. Por isso, você deverá alterar a dieta de acordo com a fase da vida dele e suas preferências com o passar dos anos.

Deixe uma resposta