• Home
  • Cães
  • Quais são as origens do cão doméstico? 

Quais são as origens do cão doméstico? 

Conheça como começou essa relação de amizade que vai além das espécies 

Que os cães são os melhores amigos do homem, todo mundo já sabe. Mas você já se perguntou como essa relação se desenvolveu? Para que a nossa ligação chegasse a um nível tão forte com nossos amigos peludos, muita coisa teve que acontecer. Confira a seguir como surgiram as diferentes raças caninas pelo mundo. 

A origem 

O elo entre humanos e caninos começou muito tempo atrás, quando ainda vivíamos em aldeias e povoados. Os lobos começaram a se aproximar dos assentamentos humanos atraídos pelos alimentos estocados ali, e acabavam voltando sempre que recebiam sobras de comidas. 

Desta forma, surgiu o canis lupus familiaris, o nosso amado cachorro doméstico. 

O processo de seleção natural 

Quando os primeiros lobos começaram a se aproximar das pessoas, aproximadamente 33 mil anos atrás, a relação entre as espécies era baseada no interesse. Os caninos buscavam comida e nós, proteção.  

O laço foi ficando mais forte e, eventualmente, os filhotes de lobo que cresciam passavam a proteger os homens em troca de comida, deixando até mesmo de caçar. 

Conforme os povos nômades foram se espalhando por diversos territórios, os lobos foram adquirindo características únicas para sobreviver em diferentes regiões. Desta maneira, surgiram várias raças de cães diferentes em tamanho, volume de pelo e resistência. 

Seleção artificial 

Quando o homem abandonou sua vida nômade e passou a se fixar em territórios, muita coisa mudou também para os cães. Com a agricultura e pecuária, os homens passaram a preferir animais disciplinados e de pouca agressividade para ajudar no pastoreio. 

Teriam surgido dessa forma os primeiros cruzamentos por intervenção humana, visando uma raça de cães mais leal e adequada para o trabalho no campo. O cruzamento seletivo se mostrou eficiente e se popularizou, gerando uma grande variedade de raças de cachorro. 

As raças atuais 

Com uma história tão longa e rica entre homens e cães, não é de se admirar a enorme quantia de raças no mundo. Estima-se que existam mais de 300 tipos de cães, separados em diferentes grupos de acordo com suas características.  

A instituição Kennel Club, fundada em 1873, na Inglaterra, foi a primeira a estabelecer parâmetros para catalogar as diferentes raças de cães no planeta. Se o seu cãozinho tem pedigree, é graças ao trabalho dos membros deste e de outros clubes de cinofilia.  

Estas instituições, como a Confederação Brasileira de Cinofilia, são excelentes fontes de informação para conhecer mais sobre as raças dos cães e descobrir sobre as origens do seu pet. 

 

Gostou de conhecer mais sobre a história do seu cãozinho? Então aproveite para acessar o site da Casa do Produtor e encontrar tudo para manter ele sempre feliz e saudável! 

Deixe uma resposta