• Home
  • Cães
  • Tudo que você precisa saber sobre a raça Bull Terrier

Tudo que você precisa saber sobre a raça Bull Terrier

Engana-se quem acredita que eles são bravos e inspiram medo. Esta raça surpreende pelo seu amor, lealdade e carisma

 

Sua fisionomia semelhante ao Pit Bull pode causar receio à primeira vista. Quando conhecemos um Bull Terrier, podemos acreditar que se trata de um cão bravo e até perigoso, quando não adestrado corretamente. Porém, essa raça só surpreende. Fiel, obediente e amigo das crianças, os cães são capazes de te acompanhar no 8 ou 80: momentos de pura adrenalina ou completa paz. Confira.

 

Conheça mais sobre a raça Bull Terrier

 

História

Em meados de 1850, na Inglaterra, o Bull Terrier foi oficialmente estudado. A raça foi padronizada por James Hinks após vários cruzamentos com a raça Dálmatas e Terriers ingleses brancos, dando destaque para a sua aparência peculiar e sua fisionomia extremamente forte. Ele reparou que seria necessário estimular o equilíbrio físico e emocional do animal a fim de torná-lo sociável e familiar para o convívio doméstico.

Desde então, a raça foi criada ao redor do mundo. Embora muitos donos tenham usado o Bull Terrier para lutas devido a sua musculatura forte e preparada, outros continuaram a progredir e estimular a raça até se tornar o cão dócil e amigável que é hoje em dia.

 

Temperamento

Amigável, companheiro e cheio de energia. O Bull Terrier possui esta natureza doce e afetuosa, sendo devoto a sua família. Necessita de uma atenção especial, sendo indispensável o carinho e a presença do seu dono no dia a dia.

Além disso, é um amigo para todos os momentos. Esta raça pode te acompanhar em grandes aventuras ou em domingos cheios de preguiça. Contando que esteja na companhia de quem ama, este cãozinho não exige mais nada.

Porém, no quesito saúde, é necessário fazê-lo se exercitar durante a semana. Devido a sua grande energia, é preciso liberar essa força acumulada através de brincadeiras e corridas. Não dá pra bobear quando o assunto é a força muscular desse cão, principalmente quando se trata da sua mandíbula extremamente poderosa.

 

Saúde

Sua expectativa de vida é de 12 anos, aproximadamente. O problema de saúde mais recorrente é a surdez – característica às vezes de nascença por fatores genéticos. Alguns estudiosos afirmam que isto ocorre devido a grandes cruzamentos entre cachorros surdos, uma vez que a surdez unilateral é dificilmente percebida. Testes devem ser realizados para verificar e assegurar a qualidade da audição desta raça.

Além disso, sua articulação é frágil quando filhotes, sendo necessário um estímulo com exercícios mais leves durante essa fase.

Sua pelagem curta requer poucos cuidados. A escovação deve ser esporádica e os banhos apenas 2x ao mês, a fim de evitar dermatites na pele.

 

A dica de ouro para a boa convivência com o Bull Terrier é a socialização com outros cães e pessoas desde filhotes. Um treinamento firme e amável com muitos exercícios é necessário, assim como passar um tempo de qualidade com seus donos recebendo carinho e atenção.

Esta raça pode se tornar seu melhor amigo, sem dúvidas. Com alguns cuidados e adestramento correto, você irá se surpreender com quão dócil é a essência do Bull Terrier.

Deixe uma resposta