• Home
  • Saúde
  • Qual é o tratamento para a Dirofilariose Canina?

Qual é o tratamento para a Dirofilariose Canina?

Não é um momento fácil para o seu animalzinho se ele estiver com Dirofilariose Canina, porém, em muitos casos o tratamento pode solucionar o problema.

A Dirofilariose é transmitida por um mosquito infectado que, ao picar seu cão ou gato, pode transmitir a doença a ele, ou seja, seu animalzinho só é infectado se houver a picada de um mosquito já infectado. Você pode conferir mais informações sobre essa doença, clicando aqui.

Mas assim como para a maioria das enfermidades, existe tratamento para a Dirofilariose, porém, ele depende muito da gravidade da infecção. Em casos menos graves, o cão pode ser tratado por quatro meses, com a medicação preventiva, para matar as larvas de verme que estão migrando para o coração, bem como diminuir o tamanho dos vermes fêmeas. Depois disso, uma injeção de melarsomina é aplicada para matar os vermes adultos. Quatro meses após os procedimentos, o animal deve ser testado para verificar a presença de vermes.

Alguns animais podem precisar se submeter a uma segunda dose de injeções, se os testes ainda apresentarem a presença de vermes. É recomendado que os cães permaneçam com medicação preventiva mensalmente durante o período de tratamento. Em casos mais graves, pode ser necessário usar o adulticida antes dos quatro meses da medicação preventiva.

Independente do tratamento realizado, mesmo quando os vermes adultos morrem, eles podem obstruir os vasos sanguíneos nos pulmões, a chamada embolia pulmonar. Se somente uma pequena parte do pulmão estiver afetada, pode não haver sinais clínicos. No entanto, se os vermes tiverem acesso a uma grande parte do pulmão, ou a uma área pequena já doente do pulmão, podem aparecer efeitos mais graves.

Em casos mais graves, o cão pode apresentar febre, tosse, tosse com sangue e até mesmo insuficiência cardíaca. Devido ao risco de embolia, qualquer cachorro sendo tratado com um adulticida deve ser mantido calmo durante o tratamento e por mais pelo menos 4 semanas. Em infestações mais graves, vermes adultos são removidos do coração cirurgicamente.

Por isso, é importante consultar sempre o veterinário do seu melhor amigo, para saber a gravidade do problema e buscar todos os tratamentos necessários para buscar a melhor solução.

 

Deixe uma resposta