• Home
  • Aves
  • Sabia que as plumas das aves podem revelar doenças?
EmAves

Sabia que as plumas das aves podem revelar doenças?

Se você possui uma ave de estimação, saiba que é essencial prestar atenção em suas plumas, afinal, elas podem indicar algumas enfermidades. Entenda

As plumas das aves são repletas de curiosidades e sempre despertam uma enorme curiosidade em muitas pessoas. Porém, você sabe o que, na verdade, são as plumas?

Desvendando as plumas

A resposta pode parecer óbvia, mas elas são elementos que diferenciam com maior clareza as aves dos demais animais. Elas são formadas por uma estrutura que surge da pele.

As plumas surgiram inicialmente para controlar a temperatura corporal. Isso é feito até hoje. Porém, com o passar dos anos, o número de funções aumentaram. Conheça

Suas funções

Uma das funções mais importantes das plumas nas aves é a camuflagem. Isso permite que elas se adaptem no meio em que vivem, a fim de se proteger de outros animais ou atrair possíveis presas.

Em alguns tipos de aves, elas são essenciais para a reprodução, servindo com o intuito de atrair o macho ou a fêmea da espécie.

Algumas aves também molham as suas plumas do seu tórax com o intuito de transportar a água para os seus ninhos.

Como dissemos, as plumas servem como proteção contra o rigor do clima. Isso acontece devido à substância com a qual são feitas as plumas, a queratina, que é capaz de resistir à água e ao desgaste causado pelo vento ou pelo sol. As plumas também são um isolante contra o frio.

Mas afinal, as plumas revelam doenças?

Falamos da importância das plumas, seus benefícios para as aves e precisamos falar que elas são um ponto de partida para revelar possíveis doenças nas aves.

As mudanças de cor, a firmeza e o brilho das plumas são manifestações biológicas de que algo não está certo com a ave. Isso também se aplica aos bicos e olhos.

Quais anomalias podem ser detectadas nas aves?

Bicadas

São as autolesões infringidas pela presença de parasitas ou devido a estresse. É extremamente desagradável para as aves e elas acabam destruindo suas plumas de maneira compulsiva.

Recomenda-se submetê-las a uma desparasitação externa ou consultar um veterinário.

Cisto folicular

Esse problema não tem cura, mas é possível tratar por meio de uma cirurgia. Um cisto folicular surge quando as plumas, ao invés de crescerem para fora da pele, crescem para dentro.

É possível observar esse problema quando a troca das plumagens não acontece como deveria e percebe-se a falta de plumas ou falhas em determinadas regiões.

Poliomavírus

Se você perceber que sua ave está com leves pontinhos vermelhos nas plumas de suas asas, pode ser um sério problema.

Essa doença ataca principalmente os periquitos e deve ser tratada imediatamente. Ela provoca perda de apetite e depressão e pode ser fatal.

Pododermatite

A pododermatite é uma doença bastante agressiva e pode fazer com que as plumas das aves caiam. As bactérias são as principais causadoras dessa perigosa doença.

Portanto, caso você perceba a queda excessiva da plumagem de sua ave, é necessário levá-la até um profissional capaz de diagnosticar o problema.

É importante prestar atenção constantemente à aparência dos seus pássaros de estimação. Como vimos, suas plumas podem ser o ponto de partida para sérios problemas, por isso, uma boa observação é essencial para salvar a vida da sua ave.

 

Deixe uma resposta