As doenças mais comuns nos peixes

Sejam de água fria ou quente, os peixes podem sofrer diferentes problemas de saúde. Saiba quais são as doenças mais comuns.

Ter um aquário não é nada fácil e se, por acaso, você já tiver um ou está pensando em ter, saiba que deve levar algumas questões em consideração. Uma dessas questões tem a ver com o saúde dos animais.

Quais são as doenças mais comuns nos peixes?

Você pode não saber, mas sim, os peixes adoecem e isso pode ser extremamente perigoso, pois se você tiver mais de um animal no aquário, o que estiver doente pode contagiar todos os outros e piorar a situação.

Prestar atenção nas mudanças físicas e de comportamento do animal é essencial. Conheça as doenças mais comuns:

Putrefação da barbatana

Essa doença, embora comum, pode ser prevenida e tratada sem problemas. A barbatana do peixe se torna opaca ou branca, inflama e adquire um aspecto de desfiado. Em alguns casos, pode apresentar sangue nas bordas. Caso a erosão na barbatana continue e chegue à base do rabo, torna-se mortal para o peixe.

Essa doença é causada pela superpopulação no aquário, má qualidade dos alimentos, brigas com outros peixes ou má qualidade da água. Para tratar da putrefação da barbatana, é preciso usar medicamentos antibacterianos e, como prevenção, a limpeza da água do aquário é a suficiente.

Intoxicação por cloro

Jamais coloque a água da torneira sem que antes ela receba algum tipo de tratamento para retirar o cloro existente. O cloro, utilizado para evitar que a água apodreça ou que as bactérias se proliferem, é mortal para os peixes.

Os sintomas são: desnutrição das brânquias, olhos fundos, palidez da pele, perda de coordenação e espasmos. Para evitar, recomenda-se deixar a água repousar por um dia antes de colocá-la no aquário.

Desordem da bexiga natatória

Essa doença é mais comum nos goldfish e nos betas, mas pode aparecer em qualquer espécie. Se um peixe estiver com esta doença, ele não poderá se movimentar corretamente, bem como afundará no aquário ou boiar ao contrário.

Uma das principais causas é comer em excesso. Dar comida demais ou ele mesmo roubar dos demais peixes do aquário é o causador do problema. Além disso, o surgimento de parasitas ou bactérias, problemas mecânicos ou defeitos de nascença podem ser a causa da desordem da bexiga natatória.

Essas doenças são as mais comuns nos peixes e podem levá-los à morte. Por isso, atente-se aos sintomas e às maneiras de evitar o problema. Que tal saber como encher um aquário pela primeira vez e aumentar a expectativa de vida do seu animal? Acesse nosso site e saiba mais.

Deixe uma resposta