• Home
  • Peixes
  • Como encher um aquário pela primeira vez?

Como encher um aquário pela primeira vez?

Pode parecer simples, mas não é! Encher um aquário pela primeira vez pode ser muito mais complexo do que muitas pessoas imaginam.

A pergunta pode parecer até meio banal, né? Afinal é só colocar a água e comida no recipiente e jogar os peixes para dentro, não é mesmo? Na verdade não, esse processo é mais lento e trabalhoso do que parece. Encher um aquário pela primeira vez tem suas particularidades.

Como funciona esse processo?

Esse é um procedimento que não dura só um dia. Se quisermos que o nosso animal viva um bom tempo e faça a aclimatação de forma correta, o caminho é muito maior, mas muito mais seguro.

Primeiro o aquário

É preciso entender que o peixe é muito diferente de um gato ou um cachorro, em que o ambiente não precisa de uma preparação tão grande para sua sobrevivência. Com animais aquáticos, é preciso primeiro criar o lar adequado para depois ter o animal.

Na verdade, o processo de encher o aquário, a aclimatação e estabilização da água dura semanas, se tudo for feito de maneira correta.

O primeiro passo é retirar o pó do local e enxaguar com água. Depois, podemos colocar o que seria o substrato, composto basicamente por cascalho. Isso se faz antes de colocar água no recipiente pela primeira vez.

Como colocar a água

No primeiro momento, o correto é colocar água fria ou natural, da forma como ela vem do encanamento. Procure evitar que o líquido passe por um cano que o esquente, pois esses aparatos têm metais contaminantes.

Feito isso, teremos que aclimatar a água e colocar o filtro. Não podemos colocar o peixe em água fria de repente. O correto é que a água mantenha uma temperatura de 23 a 26 graus centígrados.

Remova o cloro

É muito importante usar uma substância capaz de remover o cloro acumulado na água. Quando utilizamos esses produtos, também são eliminadas as cloraminas e os metais pesados que podem estar diluídos na água. Porém, o ecossistema continuará se assentando para depois abrigar os animais.

Preparar o entorno para o seu peixe poderá levar de 4 a 6 semanas. Quanto mais controlado for o processo de enchê-lo e de assentamento, mais o ecossistema terá habilidade para receber os peixes.

A importância dos micróbios saudáveis

Um aquário limpo não é como uma cozinha ou um quarto limpo. Para que o local seja habitável, deve contar com uma colônia de micróbios nitrificantes que possam processar todos os dejetos tóxicos que se originem neste ambiente controlado.

Nos primeiros dias, aparece o amoníaco, por isso que não é possível introduzir o animal tão rápido. Com o passar das semanas, as primeiras camadas de microrganismos protetores purificadores se formam.

Na terceira ou quarta semana, é criado o óxido de nitrato, que se encarga de oxidar o amoníaco. Neste momento, podemos dizer que o aquário está maduro e os peixes podem entrar.

Utilize instrumentos de medição

A melhor forma de controle é medir. Por isso, depois de encher o aquário pela primeira vez e deixar passar os dias, é importante utilizar provas para verificar o nível de toxicidade da água.

Essas dicas são essenciais para que o seu peixe tenha uma vida muito mais saudável e duradoura. Por isso, antes de sair comprando tudo, espere e faça os passos que ensinamos para proporcionar o melhor ao seu bichinho.

 

Deixe uma resposta