Há uma série de estratégias para dar medicamentos a animais de estimação, pois essa tarefa não é nada fácil, seja o tratamento feito por meio de comprimidos ou líquidos.
Infelizmente, os nossos amados pets também ficam doentes. Sendo assim, para realizar o tratamento indicado, é necessário dar algum tipo de medicamento para eles. Entretanto, essa tarefa não é nada simples.
É extremamente complicado enganar os bichinhos, especialmente se o comprimido for muito grande e se o líquido possuir um gosto amargo. Porém, é possível, com algumas técnicas, conseguir realizar a tarefa com sucesso.
Por onde começar?
Mantenha a calma
Não fique nervoso e muito menos tente parecer agitado demais, pois os animais podem realizar uma leitura corporal e detectar nossas emoções. Dessa forma, se demonstrarmos nervosismo ou ansiedade, o animal perceberá que algo está errado.
Por isso, aja com delicadeza em todos os momentos, seja para abrir o focinho do seu animal, ou segurá-lo para aplicar um colírio.
Esconda na comida
Em muitos casos, os comprimidos dos animais podem ser cortados na metade ou até em quatro partes. Isso é excelente, pois dessa forma você pode esconder os pedaços na comida mais facilmente.
Não se esqueça de oferecer uma porção pequena nesse momento, para evitar mastigação excessiva, sendo mais fácil para engolir.
Atente-se às características do seu pet
Saber como o seu animal se comporta em determinadas situações é essencial para auxiliá-lo nesse momento complicado. Se ele for do tipo brincalhão, abuse das brincadeiras antes de dar o comprido, afinal, ele sentirá confiança em você e o processo tende a ser mais tranquilo.
Mas se ele for do tipo quieto e observador, aposte nos carinhos e comida, pois ele sentirá que está no controle da situação e talvez deixe você dar o medicamento de forma mais fácil.
Medicamentos com sabores
A tarefa de dar medicamentos a animais de estimação às vezes não é nada fácil, por esse motivo existem alguns laboratórios que fabricam remédios com sabores agradáveis. Verifique com o veterinário se o remédio indicado possui alguma versão com sabor, pois dessa maneira será muito mais fácil realizar o procedimento.
O que achou das dicas? Sabemos que provavelmente você já enfrentou problemas com seu animal de estimação no momento de dar o qualquer medicamento para ele, não é mesmo? Por isso, preste atenção nas nossas recomendações e não tenha dificuldades da próxima vez.