Um cachorro pode ser medroso por sua personalidade ou por algum trauma que tenha vivenciado. Por isso, é importante ter muita calma no momento de chegar perto do animal.
Sabe quando você se aproxima de um cão na rua para tentar acariciá-lo e ele foge ou se esconde? Isso significa que ele tem medo de você e as razões são variadas.
Alguns animais são assim por natureza, faz parte de sua própria característica. Porém, outros cães podem ter sido vítimas de violência e reagem dessa forma ao ver um estranho se aproximando.
É preciso cuidado
Muitos desses cães, quando encontram-se em situações desse tipo, podem tentar por instinto próprio defender-se e consequentemente atacar.
Por isso, é preciso ter cuidado ao aproximar-se do animal, pois mesmo que sua intenção seja boa, ele poderá interpretar como uma ameaça.
Como fazer a aproximação de um cão medroso?
Tenha calma ao aproximar-se do animal, essa é a primeira dica! Os cães são capazes de detectar o nervosismo de uma pessoa quando se aproximam deles, o que também poderá deixá-los nervosos e acabar numa agressão inesperada.
A segunda dica é agir como se o cão não estivesse lá, ou seja, interagir de uma maneira indireta. Comece jogando uma bolinha para ele brincar, ou deixando petiscos para ele comer. Tente uma aproximação devagar, sem olhar muito diretamente ao animal.
Treinadores de cães aconselham a se nivelar na altura do cão, para evitar assim amedrontá-lo com a estatura humana. Realizar essa ação pode ser um passo importante para conseguir acalmar o cão.
Antes de mais nada, entenda que o animal pode agir de maneira agressiva por instinto próprio e que isso não significa que ele não gostará nunca de você. Apenas tenha calma e continue realizando a aproximação de maneira lenta e tranquila.
Caso o animal fuja pelo medo, não o persiga, pois ele poderá interpretar essa atitude como intenção de machucá-lo, o que não será nada bom para nenhum dos dois.
Com cuidado e paciência, porém, você poderá se aproximar do cão e ele entenderá que você não é uma ameaça, muito pelo contrário!