• Home
  • Cães
  • Por que o focinho do meu cão é gelado e úmido?

Por que o focinho do meu cão é gelado e úmido?

 

Focinho quente e seco indica doenças? Entenda mais

Você provavelmente já percebeu que o focinho dos cães é uma área que está constantemente úmida. A opinião geral é que esse é um dos sinais que o cão está saudável e tudo está certo, porém, não indica somente isso.

Primeiramente, devemos saber que o nariz do nosso cão faz parte do sistema de resfriamento do seu corpo e desempenha um papel essencial para mantê-lo na temperatura corporal ideal ao longo do dia. Ao contrário de nós, que resfriamos nosso corpo em grande parte pela transpiração, os cães se resfriam através do trato respiratório – um dos motivos deles estarem sempre ofegando ar quente.

Repare que, quando seu cãozinho estiver com muito frio, ele irá esconder o focinho. Este ato ajuda a manter o calor dentro do seu corpo.

 

4 motivos para o nariz do seu cão estar sempre úmido

 

Mecânica de resfriamento

Como já falado anteriormente, os cachorros controlam sua temperatura corporal através do nariz, sendo uma das principais razões para a umidade do focinho do seu bichinho. Logo, nem sempre um nariz quente e ressecado indica sinal de doença. Caso a temperatura externa da sua cidade/local esteja mais fria, ou seu cachorro não tenha ficado tão ativo, seu nariz pode não estar tão gelado e isto é perfeitamente normal, pois ele estará mantendo a sua temperatura corporal ideal.

Porém, tome cuidado mesmo assim. Caso esteja muito quente e seco, pode ser um dos sinais para febre ou algum alerta do organismo para doenças. Leve-o ao veterinário, se esse for o caso, o mais breve possível.

 

Leia mais:

Você sabia? Confira curiosidades sobre o incrível Husky Siberiano
5 raças de cães ideais para pequenos apartamentos
Como saber se meu pet está com frio?

 

Melhoria no olfato

Um nariz molhado é capaz de aumentar o sentido do olfato dos cães. O cheiro é transportado por diferentes camadas no ar e, desde que o nariz do cachorro esteja molhado, os gases que levam os cheiros atingem mais facilmente o focinho. Desta forma, o cheiro se torna mais fácil de ser identificado. O nariz do cão também apresenta frequentemente uma fina camada de muco para manter a umidade do nariz e prender as moléculas de odor.

 

Evolução

Esta é uma das adaptações desenvolvidas no processo de evolução, uma vez que ajuda a farejar e localizar suas presas e predadores de forma mais eficaz. Isto é extremamente útil e importante para cães de caça e guias.

 

Limpeza

Cães ficam lambendo continuamente seu nariz. Além de mantê-lo úmido para ajudar no resfriamento, esse ato limpa seu focinho, especificamente após as refeições. Também evita que o muco se acumule em seu nariz de modo que ele não fique bloqueado e incapaz de sentir qualquer cheiro.

Agora que você tem o conhecimento, preste atenção nos sinais que seu cãozinho te dá. Nariz um pouco mais quente nem sempre é sinal de doença, mas não podemos remediar, né?

Deixe uma resposta